Menu

Como usar o Trello para a organização de tarefas na empresa

Bastante conhecido no meio empresarial, o Trello passou a ser utilizado como uma importante ferramenta de gerenciamento de projetos, facilitando a rotina de usuários através da organização das tarefas diárias de trabalho, planos de viagens, cronogramas de estudo e tantas outras funcionalidades.

Mas o uso do Trello não é apenas vinculado a um só indivíduo, é possível integrá-lo a equipes de trabalho, o que melhora o desempenho das atividades operacionais e auxilia num melhor fluxo de tarefas. Tudo isso ajuda a aumentar a produtividade e otimizar o tempo na realização daquelas que exigem maior atenção.

Vejamos algumas funcionalidades do Trello e o seu papel na rotina das empresas. Acompanhe!

O que é o Trello

Criado em 2011 pela empresa Fog Creek Software, o Trello é uma ferramenta online que permite que equipes possam organizar suas tarefas de forma dinâmica e facilitada. Inspirado na metodologia Scrum, que possibilita a usuários estabelecer um fluxograma de trabalho centrado no status de desenvolvimento do projeto, o uso do Trello é totalmente online, sem a necessidade de qualquer instalação.

Além de poder ser acessado nos mais diversos navegadores - Google Chrome, Mozila Firefox, Sfari e Internet Explorer –, o Trello pode ser utilizado através de aplicativos do Google Play e iTunes, incluindo app de Windows 8 e Kindle Fire.

Como usar o Trello

O funcionamento do Trello é simples e não tem tantas complicações. Ao acessar o programa o usuário irá dispor de uma grande tela azul, composta por diferentes quadros (boards), que reúnem diversas listas e informações.

Tais boards possuem várias colunas dispostas horizontalmente, que possibilitam ao usuário criar quantos boards quiser, todos com assuntos específicos. Em cada coluna há os chamados cards, que nada mais são que cartões que possibilitam adicionar tópicos de determinados assuntos.

De forma geral, é por meio dos boards que é possível adicionar uma tarefa, comentar, salvar anexos, determinar prazos - especificando em cada quadro o assunto específico. A grande vantagem do Trello está em poder movimentar os cartões entre as colunas de um mesmo quadro, ou seja, o usuário pode arrastar o cartão de um determinado tópico para as demais colunas.

Os cartões podem receber informações mais complexas e serem marcados de acordo com o contexto do assunto ou mesmo o status, como novas tarefas, tarefas em execução e tarefas finalizadas, permitindo acompanhar o fluxo de trabalho em todas as etapas. Ou seja, dentro dos Cards é possível inserir prazos e checklists de modo a acompanhar o progresso das atividades em níveis de porcentagem.

Quais as vantagens para equipes de trabalho

O Trello é ideal para trabalhos em equipe. O sistema permite uma interface entre todos os usuários plugados, o que permite que os boards possam ser compartilhados por qualquer um que tenha cadastro no Trello. Com isso, determinada pessoa pode ser marcado em um determinado card e ter conhecimento das tarefas que precisa executar, bem como os prazos que precisa cumprir. Fantástico não é?

Outra grande funcionalidade do Trello são os chamados labels, que nada mais são que etiquetas coloridas que fornecem a possibilidade de marcar o status de cada atividade. Por exemplo, o usuário pode nomear cores específicas para sinalizar tarefas urgentes, ou mesmo projetos que estão em andamento, que já foram finalizados ou mesmo adiados, onde cada cor pode significar um estágio diferente da tarefa ou mesmo dar uma importância diferenciada à ação do cartão.

Um grande fluxo de trabalho pode ser facilmente organizado e monitorado pelos membros da equipe ou mesmo por toda a equipe, permitindo que todos os integrantes saibam qual a etapa de execução que o projeto se encontra e quanto tempo falta para ser concluído.

Quer uma ajuda para começar a usa-lo nos seus projetos e organizar as tarefas diárias e a cumprir os prazos? Criamos um exemplo para você começar a usar de forma prática e fácil. 

Baixe aqui o exemplo e se surgir alguma dúvida, pergunte-nos nos comentários. ;)

Facebook Twitter Google+
Encontro de Marketing Digital Focado em Vendas

Rumo ao RD On The Road

Comentários

Share on Myspace
×