O que é inbound marketing? Saiba a importância dessa estratégia

Inbound marketing é considerado, atualmente, o marketing “novo”, que sabe atrair os clientes de acordo com seus interesses, hábitos e gostos. Em contrapartida, o “velho” marketing, ou o tradicional, é aquela estratégia intrusiva, indiscreta, que procura impor ao consumidor a compra de um produto que muitas vezes ele não quer, em um momento e um lugar em que ele não precisa e nem deseja ser abordado. Mas, afinal, o que é inbound marketing e como ele pode ajudar a sua empresa? É o que esse post procura responder, de forma clara e objetiva. Vamos lá?

 

O que é inboud marketing

Para a empresa Hubspot, uma das primeiras a usar esse termo, o inbound marketing engloba toda e qualquer tática de marketing que procura ganhar o interesse do cliente ao invés de comprá-lo. Em outras palavras, ele se baseia no marketing online, buscando criar e compartilhar conteúdo de qualidade para um público específico. Desse modo, potenciais clientes serão atraídos para a empresa, por meio de buscas orgânicas na internet, referências e mídias sociais.

Importância dessa tática

Por ser uma estratégia mais discreta e observadora na relação com os consumidores, o inbound marketing age em etapas específicas, em torno de cinco, ao interagir com o cliente. Essas etapas são: Atração do público, Conversão de visitantes em leads, Conversão de leads em vendas, Fidelização dos clientes e Encantamento dos clientes, tornando-os divulgadores da marca. Devido a esse respeito com as pessoas, essa técnica é fundamental para a construção e consolidação da imagem da empresa.

Diferenças entre o “velho” e o “novo”

Enquanto o inbound marketing procura entreter e educar os consumidores, criar vídeos legais com conteúdo, interagir em via dupla com os clientes, se interessando pelo que eles querem dizer, elaborar conteúdo com criatividade, talento e esforço, tudo isso com um baixo custo de investimento, o outboud, ou o marketing tradicional, faz exatamente o contrário. Ele tem um alto custo médio, produz venda através de orçamento e repetição, não interage com o consumidor e não oferece nenhum conteúdo relevante para ele.

Razões para usá-lo na sua empresa

Como fornece conteúdo de qualidade e sempre procura interagir de maneira direta com o consumidor, o inbound marketing aumenta bastante a quantidade de usuários em sites e blogs, que não só estão interessados em comprar mas, sobretudo, em se relacionar com a marca. Por ser o cliente que procura a empresa, é mais fácil para ela mensurar com precisão as pessoas que realmente estão interessadas nos produtos, identificando com mais facilidade quem é o público e o que o satisfaz, para que ele volte mais vezes e divulgue a marca como fã.

Enfim, agora que você sabe o que é inbound marketing e a sua importância no mercado, também pôde perceber que essa estratégia já está sendo imprescindível para as empresas, certo? Afinal, o consumidor atual está cada vez mais exigente e informado, ele não se contenta só com as propagandas, ele questiona a marca, utiliza as redes sociais para conversar com outros consumidores sobre os produtos adquiridos e quer ganhar muito mais do que o que foi consumido. É para satisfazer esse público que o inbound marketing foi criado e está sendo cada vez mais adotado pelas organizações.

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