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O que é Inbound Marketing?

Nos últimos anos, o comportamento das pessoas em relação à publicidade mudou bastante. Cada vez menos somos realmente impactados por anúncios televisivos: é muito mais comum usar esta pausa na programação para ir ao banheiro ou se entreter com o smartphone. Outdoors e marketing via telefone interrompem o seu dia a dia com mensagens que quase sempre não têm nada a ver com você. Nesta nova realidade, como produzir uma publicidade que gere resultados positivos para todos?

É para resolver este problema que foi desenvolvido o conceito de Inbound Marketing. Enquanto o marketing tradicional gira em torno de veicular anúncios que vão atrás do público, o Inbound Marketing faz o contrário: cria um conteúdo que atraia a sua audiência e converta em vendas. E o melhor: isso não é restrito a grandes empresas, sendo o método ideal de trabalho para PMEs.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing tem muito a ver com estratégia: diz respeito a determinar com precisão quais os seus objetivos para, depois, trabalhar em como atingi-los. Para o nosso exemplo, vamos estabelecer que o objetivo neste caso é obter mais vendas. A partir daqui todos os esforços de Inbound Marketing serão focados neste fim.

Será através de um bom conteúdo que você vai atrair clientes em potencial, a princípio. E isto não deve ser uma série de posts de blog destacando todas as vantagens do seu serviço. Aliás, a regra desta etapa do Inbound Marketing é nem mencionar o seu produto. Isso parece contraproducente, não é? No entanto, é a melhor maneira de atrair o seu público, oferecendo algo de valor a ele: informação.

Foque em oferecer uma solução para o seu público. Por exemplo, se você presta serviços na área de informática, faça uma série de posts destacando erros comuns de computador e apresentando soluções a eles. Neste caso, você vai começar a receber uma série de visitas a partir dos mecanismos de buscas de pessoas buscando por estes erros. Assim, você vai começar a atrair audiência para o seu conteúdo.

Como começar a trabalhar com o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing possui etapas muito bem definidas. Depois de atrair o seu público com um conteúdo de qualidade, o próximo passo é converter estas pessoas em leads, clientes em potencial. Como fazer isso? Nós vamos usar bons Calls-to-Action (CTAs). São chamadas para ação que sugerem um próximo passo para o visitante, como "baixar e-book", "assinar newsletter", entre outros. O CTA precisa estar alinhado à sua estratégia digital.

Para otimizar ainda mais esta etapa, também é possível desenvolver uma landing page. Trata-se de uma página dentro do seu site cujo propósito é destacar as principais informações sobre o seu produto ou uma oferta específica. O principal papel da landing page é captar o contato do seu visitante para que ele se transforme em um potencial cliente.

Depois, ainda existe mais uma etapa pela qual podem passar: a de continuar sendo impactados com ofertas cada vez mais qualificadas do seu produto. Isso gera novas oportunidades e, paralelamente, transforma este grupo em verdadeiros embaixadores da marca.

O Inbound Marketing é para mim?

O Inbound Marketing não é um programa com passos a serem seguidos um após o outro: na verdade, todas estas etapas devem ocorrer ao mesmo tempo. Afinal, enquanto você está transformando um lead em cliente, você também estará continuando a atrair novos públicos com seu conteúdo. Por isso, é importante sempre se manter em dia com as expectativas do seu público e desenvolver algo de valor para ele.

No cenário atual, em que a publicidade tradicional se torna cada vez mais ineficiente e cara, a melhor opção para empresas de qualquer tamanho é se voltar para o Inbound Marketing. Através dele, é possível obter um retorno muito melhor sem precisar investir muito. É através de conteúdo qualificado e uma boa estratégia que você vai conquistar seus novos clientes.

Agora você já sabe o que é Inbound Marketing e como aplicá-lo na sua PME. De que maneira você pretende começar? Conte para a gente nos comentários!

 

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