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Link Patrocinado vs Panfletagem Tradicional: Vantagens e Desvantagens.

Estivemos conversando com vários empresários sobre a viabilidade de investir em links patrocinados, a maioria não sabia como funcionava esta modalidade de anúncio digital, aliás, alguns nem internet utilizavam, foi então que percebi que a missão de explicar como funciona o “bendito” link patrocinado, não era tarefa tão fácil.

A saída foi fazer uma comparação entre o link patrocinado a uma panfletagem tradicional, aí as coisas começaram a fazer mais sentido, já que a panfletagem tradicional é um artifício usado por quase todos os empresários e há muito tempo!

O objetivo não é convencer ninguém a deixar de investir na panfletagem tradicional, mas sim, deixar claro a grande diferença de custo/benefício entre as duas ferramentas de divulgação.

Vantagens da Panfletagem Tradicional

  • Consegue-se atingir todo tipo de público;
  • A entrega do material é em loco, e também é conhecida como panfletagem direcionada;
  • Nesse corpo a corpo, uma boa conversa sobre o conteúdo promocional, pode aguçar o interesse de potenciais consumidores do produto, serviço ou conteúdo em questão.

 Desvantagens da Panfletagem Tradicional

  • Apesar de atingir um grande número de pessoas, não se tem o retorno esperado, na procura do que se anuncia.
  • Este tipo de ação colabora, e muito, em deixar a cidade mais suja, as pessoas olham, amassam e jogam fora, muitas vezes na rua mesmo, portanto é ambientalmente nociva!
  • O custo para fazer uma campanha, em média, é de R$1.500,00, investidos entre a criação de arte do panfleto, a impressão de 05 mil exemplares e a contratação dos promotores para distribuição, fazendo com que o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) vá lá pra cima.

O diretor de arte da agência SpeedMax, Money Marcos, considera que a panfletagem tradicional tem que sempre ser muito bem planejada e com objetivos claros.

“Um bom exemplo de se fazer panfletagem tradicional é executa-la como gancho no dia de inaugurações nas redondezas do local, trazendo assim pessoas interessadas na novidade que é seu negócio”.

 

 

Vantagens da Panfletagem Digital (Link Patrocinado)

  • Campanhas com alto nível de segmentação, onde você anuncia diretamente para o seu público-alvo;
  • Os anúncios podem ser visualizados apenas nos locais determinados (país, região, cidade), da forma que for mais adequada ao seu negócio.
  • Dias e horários de aparecimento dos anúncios também podem ser especificados;
  • O anunciante também atrai um público bem qualificado, já que o serviço funciona com base nas buscas e interações dos usuários (Inbound Marketing);
  • O alcance e a mensuração de resultados são as melhores possíveis, uma vez que você tem acesso a todas as estatísticas do seu anúncio, coisa que não acontece em outras mídias de massa como Rádio e TV;
  • O custo para fazer uma campanha de link patrocinado é bem menor e o retorno sobre o investimento é bem maior, pode-se ter um orçamento de R$ 200,00/mês (Facebook ADS) e alcançar milhares de pessoas do seu público-alvo segmentado, conversando em tempo real e convertendo em leads, fazendo com que o custo de aquisição de 01 cliente caia drasticamente.

Analise a seguinte situação através do Link Patrocinado do Facebook:

O cliente quer fazer um anúncio de um evento que vai acontecer daqui a 01 semana. São poucos dias para que o público-alvo fique sabendo deste evento, porém com um orçamento de apenas R$ 50,00 somando-se a uma campanha segmentada, ele poderá chegar rapidamente a milhares de pessoas do seu público-alvo, o mais legal é que ele se relacionará com seu nicho em tempo real, tirando-lhes as dúvidas e convertendo-os em pouco tempo, sem precisar gastar papel ou incomodar pessoas que não se interessam pelo assunto.

 Desvantagens da Panfletagem Digital (Link Patrocinado)

  • Precisa inevitavelmente de um Cartão de Crédito ou Cartão Dinheiro;
  • Especificamente para os links patrocinados de buscadores, exemplo o Google Adword, não pode ser usado para manter um site na primeira página, o custo ficará alto, é melhor investir em Campanha de Otimização de site (SEO). Use o Google Adword apenas em promoções ou início do site. 

Consideramos o investimento em Links Patrocinados muito mais vantajoso, claramente o Custo de Aquisição de Clientes é bem menor. Então deixamos uma dica para quem quer gastar menos tempo e dinheiro, invista no mundo digital, a mídia serve para qualquer tipo de negócio, e com todos esses benefícios abordados, não adotar uma estratégia de links patrocinados para a sua empresa, independentemente do porte dela, é se fechar a uma fatia de mercado promissora. 

E você? Já está usando essa valiosa estratégia em seus negócios? Conte para a gente nos comentários. ;)

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