6 dicas de ouro para turbinar as suas postagens no Facebook


[Atualizado em Junho/2016]

Antes de falar dessas dicas para potencializar suas postagens no Facebook, precisamos explicar o que é o EdgeRank.

O EdgeRank é um algoritmo cuja função é otimizar a lista de notícias em nosso mural/feed do Facebook, determinando que as publicações apareçam e em que ordem. É como se fosse um filtro que deixa passar o feed de notícias mais relevantes para cada usuário.

Há vários anos o EdgeRank vem sofrendo modificações, fazendo com que o alcance orgânico venha diminuindo drasticamente. A última alteração anunciada em junho de 2016, tem o objetivo de dar mais importância aos posts de amigos e familiares, o fato é que, o Facebook quer ver publicações que são mais relevantes para cada um de nós, e, assim, atingir o seu objetivo principal: levar os usuários a interagir mais com as publicações (e passar cada vez mais tempo dentro da rede social), a fim de sempre entregar as histórias mais relevantes para os usuários e marcas.

Mas então no meio de tantas mudanças, como podemos ganhar relevância e mais alcance orgânico (não pago) nas postagens da fanpage?

A resposta é CRIATIVIDADE aliada a boas práticas em postagens. Falando sobre criatividade, você profissional ou estudante, tem a obrigação de usá-la e incrementá-la de várias formas, nós aqui na SitesWeb, por exemplo, lemos bastante sobre assuntos variados (não apenas sobre marketing, publicidade e comunicação), sempre estamos atentos ao que acontece no mundo, para poder usar como Marketing de Oportunidade em posts de nossos clientes. Outra fator que ajuda muito é sempre procurar reunir com os amigos para o bom e velho bate-papo off-line, parece besteira, mas as pessoas hoje em dia estão tão acostumadas com os bate-papos online que até esquecem de viver o mundo real. Isso ajuda com certeza na renovação de nossa criatividade!

Com relação às boas práticas, temos 6 dicas para você turbinar suas postagens:

1 – CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO

Estude o comportamento de seus seguidores. Quem são as pessoas que curtiram a sua fanpage? Monte sua PERSONA! São homens ou mulheres? Qual a idade? E a localidade? Quais os horários que seu público mais acessa o Facebook? Das suas publicações, o que mais curtiram, quais as que mais interagiram? O Facebook disponibiliza estas informações na área administrativa de sua fanpage. Com estas informações mensuradas podemos falar da próxima dica:

2 – PRODUZA CONTEÚDO RELEVANTE

Se você já estudou o comportamento de seus seguidores no Facebook, certamente você já sabe o que eles querem e o que lhes interessa. Então, seja relevante para seus fãs e faça postagens que eles desejem e esperem de você! Use dicas, curiosidades, frases, fotos divertidas. Lembrem-se, as pessoas estão na internet para duas coisas: Diversão e Informação relevante.

3 - USE TÉCNICAS DE STORYTELLING

“Storytelling” é uma técnica importante dentro da produção de conteúdo. Hoje é utilizado de maneira quase religiosa, já que seu poder está na capacidade de persuasão que se consegue quando se une uma ideia, conceito, mensagem, com uma emoção. É justamente o que permite a uma marca, contar sua história e tornar-se mais humana.

4 – USE TÉCNICAS DE COPYWRITING

“Copywriting” é a técnica de produzir textos persuasivos, com o intuito de envolver o leitor e despertar nele o interesse em adquirir um produto ou serviço. Este assunto é bem amplo e aconselho você a fazer uma pesquisa sobre o tema, aqui vamos falar algumas dicas para as descrições em postagens no Facebook:

  • Reduza espaços, aqui a ideia é deixar a descrição mais curta possível, exemplo: ao invés de usar os números de forma escrita (um, dois...), utilize no formato numeral (1, 2...). Outra é usar símbolos, ao invés de utilizar o “mais” use o “+”.
  • Chame a atenção do leitor nas 3 primeiras palavras, inclua as palavras-chaves mais utilizadas no contexto da postagem. Para saber quais as melhores, a dica é utilizar a ferramenta do “Google AdWords”.
  • Utilize CAPS LOCK para as palavras mais FORTES de seu texto, isso irá ajudar na leitura, fazendo com que o leitor se atente e fixe mais rapidamente a mensagem.
  • Formate seu texto para ser lido, se o texto for longo sempre quebre ele em 2, 3 ou mais parágrafos dependendo do tamanho do texto. É bem melhor ler em blocos, do que um bloco inteiro.

5 - SEJA VISUAL

Fotos e vídeos obtêm cerca de 120% e 100% a mais de engajamento que uma postagem com apenas texto, porém, seja criterioso na escolha da imagem, não saia pegando qualquer imagem que apareça nos buscadores, lembre-se que, a imagem tem que contextualizar a postagem, a dica é você mesmo produzir suas imagens, mesmo utilizando banco de imagens você corre o risco de usar imagens já utilizadas pelo concorrente de seu cliente, cuidado!

6 – MUDE SEMPRE

Mesmo utilizando essas dicas e seu alcance continua baixo, a ordem é MUDAR, isso mesmo, mude o conteúdo que está sendo utilizado, teste, mensure e se não estiver dando resultados, mude de novo. Não desista, continue testando até os resultados aparecerem, quando aparecerem, você saberá que acertou caminho.

Então, estas dicas que compartilhei com você irá ajudar a melhorar a relevância de suas postagens e consequentemente o alcance orgânico, porém, os resultados não serão alcançados do dia para a noite, é necessário persistência, seriedade e paciência. As pessoas precisam de tempo para assimilar sua marca, e o mais importante, confiar nela ao ponto de tornarem-se seus amigos.

Last modification: Ter 16 Mai 2017
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