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Saiba qual é a importância do teste A/B para o sucesso do seu site

Quem administra um site normalmente se preocupa em conseguir mais tráfego, fazer com que as pessoas passem mais tempo nele e convertam mais. Para atingir esses objetivos, é necessário estudar as preferências do público, o que nem sempre é uma tarefa simples, pois nem todos têm recursos ou tempo para realizar uma pesquisa de mercado, por exemplo. Contudo, uma técnica pode facilitar o entendimento do comportamento de navegação: o teste A/B.

 A seguir abordaremos o conceito desse teste e como ele é fundamental para que seu site gere mais resultados. Confira!

O que é o teste A/B?

É uma ferramenta ou técnica usada para distribuir igualmente o tráfego de uma ou mais páginas para verificar qual delas converte mais. Consiste na divisão entre a página original e uma ou mais variáveis. Tem como objetivo trazer dados reais de navegação e conversão para saber que elementos de uma página influenciam as ações do público.

Vale ressaltar algumas regras básicas para que os testes sejam válidos. É preciso, por exemplo, para que os resultados alcancem relevância estatística, que haja uma boa quantidade de acessos em cada página testada – 10, 25 ou 50 acessos não lhe darão muita consistência em suas análises. Outra regra, porém não obrigatória, é que nenhuma  estrutura da página deve ser alterada em diferentes variáveis; o ideal é testar apenas um ou dois elementos para que sejam facilitadas a comparação e a importância desses itens para a conversão.

Qual a sua importância?

Os testes são fundamentais para entender as preferências de navegação do público com base em dados e ações reais. São eficientes porque eliminam quaisquer achismos, contam com margens mínimas de erro, diferentemente das pesquisas de mercado, e agilizam a descoberta de soluções para o seu site.

Muitas vezes a cor de um botão, o texto de uma chamada para a ação, uma imagem ou a adição/eliminação de um elemento gráfico pode fazer toda a diferença nos cliques dos visitantes. Os testes A/B atuam para testar esses itens, fazendo com que as páginas de um site sejam aprimoradas de acordo com a vontade do público.

Como um teste A/B rendeu US$ 60 milhões à campanha de Obama?

Em 2008, quando Barack Obama se candidatava ao seu primeiro mandato, um teste foi realizado em dois elementos da página de abertura do site da campanha, uma página de inscrição em que o visitante deixava seu e-mail e CEP para passar a receber conteúdos exclusivos da campanha. O principal objetivo dessa ação era converter mais assinaturas. O segundo propósito, como possível consequência, era arrecadar mais verba para a candidatura.

Os dois elementos testados foram um botão de conversão (call to action), no canto inferior do layout, e a mídia de destaque, no centro da página. O botão tinha quatro variáveis e a mídia seis (três imagens e três vídeos diferentes). Ao todo foram 24 variações experimentadas.

A versão vencedora aumentou a taxa de conversão da página em pouco mais de 40%. Caso esse teste não fosse realizado, a campanha deixaria de arrecadar 60 milhões de dólares em doações dos eleitores cadastrados. Mais detalhes sobre o teste nesse artigo.

Como foi visto, a importância de um teste A/B está na eliminação de barreiras que possam atrapalhar o sucesso de um site, incluindo as dúvidas de quem gerencia e os elementos visuais e funcionais das páginas. A eficiência dessa técnica dá-se pela coleta de ações reais e pela precisão nos resultados, o que contribui para a tomada de decisões mais corretas para fazer seu site converter mais.

Tão importante quanto um teste A/B para impulsionar o site da sua empresa é fazer uso do marketing de conteúdo. Aliás, temos um artigo que mostra o que é e como essa estratégia vai ajudar nos seus negócios. Não deixe de conferir!

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