O que é um site responsivo e qual a sua importância

CD-ROM, mouse, gabinete? Não, nada disso existe no aparelho mais usado pelas pessoas para se conectar à web hoje em dia. Sim, estamos falando do celular!

De acordo com pesquisas, pelo fato dos smartphones já estarem presentes em quase 80% das casas e a cobertura das linhas de 3G já cobrirem mais da metade do território nacional, os computadores tradicionais deixaram de ser os preferidos para o acesso à internet, caindo para a segunda posição do ranking e ficando atrás dos dispositivos móveis.

Com essas estatísticas, nada mais justo do que ter um site responsivo em sua empresa, não é mesmo? Bem, se você estiver se perguntando o que é um site responsivo, talvez esteja perdendo dinheiro com a internet.

Mas não se preocupe, nós explicaremos o que é um site responsivo e como ele pode fazer a diferença para o seu negócio online. Confira!

O que é um site responsivo?

Pouca gente sabe disso, mas o termo “site responsivo”, tão na moda hoje em dia, não é algo novo.

Lá no começo desse século, em 2001, a agência norte-americana razorfish foi a responsável por criar o primeiro site que usava essa tecnologia. Tecnologia que em pouco tempo seria essencial para a sobrevivência de qualquer empresa na web. Mas o que ela tem de tão especial assim? Bem, muita coisa.

Partindo da ideia de que hoje acessamos a internet através de diversos aparelhos — computadores, smartphones, tablets e até televisores — com diversas resoluções de telas , a programação e o design dos sites responsivos cuidam para que os dados apareçam sem erros em todo tipo de dispositivo.

Essa programação encaixa o layout de acordo com a tela, selecionado o que deve aparecer ou não para aquela pessoa e carregando as páginas com uma velocidade de acordo com a do usuário. Caraterísticas que fazem total diferença para quem tem no celular o seu computador pessoal.

O mobile é importante?

Mesmo com todos esses números apontando para o crescimento do uso de smartphones — e até mesmo a nossa observação do dia a dia nas cidades —, muitos empresários não enxergam esses dados como uma necessidade de mudança em suas empresas.

E foi pensando nisso que o Google, em 2013, fez uma pesquisa  com a Nielsen/IBOPE para entender em quê um site preparado para funcionar nos smartphones poderia ajudar nos negócios de uma marca.

De acordo com esse estudo, 77% das pesquisas realizadas no Google acontecem dentro de casa ou do escritório, ou seja: lugares onde as pessoas também costumam ter acesso a um computador. Mas essa pesquisa vai mais além. Segundo os dados analisados, as buscas de produtos e comparações de preços têm o dobro de chances de acontecerem dentro de alguma loja, ou seja, por um possível cliente que está por ali. E aí vem um detalhe: 55% das compras realizadas online acontecem no máximo 1 hora após o usuário ter encontrado o produto. Você ainda tem alguma dúvida sobre a importância do mobile?

Agora, se você acha que o Google pegaria toda essa informação para não fazer nada, você está ligeiramente enganado.

Qual é a importância de se ter um site responsivo?

Em busca de entregar os melhores resultados para os seus usuários, o Google, em abril de 2015, mudou o seu algorítimo de busca para que ele favorecesse — nas pesquisas por smartphones — os sites que fossem responsivos — ou, como eles chamam: mobile friendly.

Por isso, páginas que já estivessem adaptadas para essa realidade ganhariam relevância dentro do ranking e mais chances de sucesso na web.

Ficou em dúvida se o seu site é ou não mobile friendly? Então faça o teste nessa ferramenta do próprio Google.

Como você viu por aqui, um site responsivo pode não apenas servir melhor ao usuário como também dar mais chances de uma empresa ranquear melhor dentro do Google. E isso, como sabemos, pode ser uma questão de sobrevivência para a sua marca na internet.

E aí, gostou do nosso post? Então conte o que você achou sobre o tema, deixe um comentário!

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