5 dicas para saber o que o cliente quer ver no seu blog

Um dos grandes segredos para atingir audiência é desvendar os mistérios sobre o que o cliente quer, de fato. Por isso, existem pessoas pagas para coletar dados e, então, desvendar este mistério. Por mais complexo que esse tipo de descoberta pareça, os meios para conseguir as respostas são relativamente simples, a ponto de qualquer empresa, independentemente do tamanho, ser capaz de identificar as estratégias e os conteúdos que estão dando certo em seu blog, assim como obter dados valiosíssimos para sair na frente dos concorrentes.

Mas calma, ninguém precisará sair pelas ruas sem critério algum, pesquisando com todos que estiverem com um smartphone em mãos! Basta seguir as nossas dicas para identificar o que é relevante para seu público. Continue acompanhando!

1. Observe os problemas à sua volta

Nada mais justo que iniciarmos com uma dica que pode favorecer muito quem pretende tirar do papel a criação de um blog. Caso um dia pesquisemos a respeito de todos os empreendedores visionários, talvez a conclusão seja a de que eles nada mais fizeram do que detectar um problema vivido pelas pessoas e promover uma verdadeira solução para eles!

A história nos conta que David H. McConnell, fundador e primeiro presidente da Avon, fora um simples vendedor de livros ambulante, que ao concluir suas vendas à clientela feminina, costumava presenteá-las com perfumes. Certo dia ele percebeu que as clientes estavam mais interessadas nos presentes que nos livros, e fundou a companhia com intuito de vender perfumes.

Portanto, seja mais perceptível com as pessoas ao seu redor, entenda o que elas querem/precisam e, em seguida, trabalhe para que elas te ouçam/leiam!

2. Conte com ferramentas eficientes

E se fosse possível mapear cada movimento do visitante dentro de sua página, interagir com eles através de breves formulários ou questionários para saber o que eles pensam; analisar determinadas páginas que fazem o usuário deixar o site, entre outras coisas do tipo?

Sim, isso é possível! Você pode obter dados informativos essenciais como esses através de plataformas como o Hotjar, que oferece soluções diversas para que você conheça melhor quem te acompanha.

3. Construa relações com referências em seu nicho

O lado networking nunca deve ser deixado de lado quando o assunto é atingir popularidade, afinal, qualquer pessoa pode concordar que isso soaria contraditório, certo? Assim sendo, procure subir alguns patamares tendo suas citações/publicações vinculadas a conteúdos de pessoas que já possuem muitos seguidores e que certamente se interessariam pelo seu trabalho.

Há ferramentas disponíveis na Web que auxiliam na hora de encontrar esses contatos, algumas delas são o Ninja Outreach e também o Buzzumo.

4. Atente-se aos comentários e entenda o que o cliente quer

Você permitir que o público faça comentários em seus posts pode, por um lado, abrir as portas para quem queira divulgar spam. Porém é inegável que um feedback tão direto de pessoas que acompanham suas publicações com frequência é altamente interessante, fazendo valer a pena o “sacrifício” de ter que moderar os comentários.

5. Monte uma programação de conteúdos consistentes

Agora que você sabe sobre o que escrever, assim como os tipos de conteúdo mais efetivos de seu blog e diversos outros dados, está mais que na hora de pegar seu caderno e elaborar uma sequência de ótimos conteúdos, estabelecendo uma média de 1 post semanal.

Mas por que um único post semanal ao invés de posts diários? Primeiramente, fazendo isso você conquistará certa confiabilidade por parte de seus seguidores, ou seja, eles acessarão seu blog sempre esperando um ótimo post que você preparou durante a semana. Em segundo lugar vem o fato de que dificilmente um alto nível seria mantido com muitas postagens em curto espaço de tempo, além de reduzir a vida útil dos posts anteriores.

E assim fechamos nossas cinco dicas para saber o que o cliente quer ver no seu blog. Gostou do nosso conteúdo? Curta nossa página no Facebook e aproveite nossas dicas.

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