Menu

O que é Marketing Digital?

O marketing como conjunto de técnicas comerciais existe há décadas. Mas, como o comportamento do consumidor vem sendo rapidamente alterado ao longo das mudanças tecnológicas, sociais, culturais e econômicas, algumas modificações precisaram ser feitas —e outras ações precisaram surgir — para que os preceitos que valem em um ambiente físico pudessem ser adaptados ao meio digital. E foi justamente nesse cenário de uso intenso da web que surgiu o conceito de marketing digital. Para saber o que é, quais são os benefícios de sua utilização e conhecer algumas de suas ferramentas, não perca nosso post de hoje!

O que é marketing digital

Conhecido também como eMarketing ou marketing online, o marketing digital é um conjunto de atividades realizadas por uma pessoa física ou jurídica que visa desenvolver ações para atrair consumidores e gerar vendas, criar e gerir relacionamentos, e posicionar uma marca com objetivo de reforçar uma imagem positiva em um ambiente online.

Sua importância no cenário atual se dá pelo fato de que, segundo pesquisa, 90% das transações comerciais começam na internet, mesmo que sejam finalizadas em uma loja física.

Os benefícios do marketing digital

A presença digital é fundamental para as empresas, sejam elas físicas ou virtuais, que desejam ter perenidade nos mercados onde atuam. Mas fazer-se somente presente não gera nenhum resultado positivo: é preciso investir em marketing digital para sobressair-se frente aos concorrentes.

Um dos grandes benefícios da aplicação do marketing no cenário online, em relação às técnicas tradicionais, é o de que a mensuração dos resultados é mais fácil de ser realizada no primeiro caso — o que permite que alterações possam ser feitas para ajustar uma ou outra estratégia rapidamente. Outro ponto favorável é em relação ao alcance global: a interatividade, a análise em tempo real da implantação de uma ação, a possibilidade de segmentação, a variedade de métricas, dentre outras.

As ferramentas do marketing digital

Existem várias ferramentas e canais que podem ser utilizados para a obtenção de ótimos resultados em marketing digital. Abaixo, listamos os principais deles:

SEM

O SEM (Search Engine Marketing) é uma estratégia que visa posicionar sites e e-commerces nos primeiros lugares das ferramentas de busca da internet. Suas ações podem ser desdobradas em duas: SEO e PPC, que explicamos a seguir.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) consiste na utilização de palavras-chave específicas de um segmento de negócio, na elaboração de conteúdos relevantes e autorais, na otimização do layout da página virtual, dentre outras várias ações para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca da internet, como o Google. Todas as atividades feitas com essa técnica visam a aparição orgânica da página, isso é, sem que haja pagamentos à ferramenta. Sua utilização gera um tráfego qualificado.

PPC

Há outra forma de atrair pessoas interessadas em um tipo de negócio sem ser de maneira gratuita: os links patrocinados, ou PPC (Pay per Click), que pagam para ocuparem os melhores posicionamentos nos resultados de buscas. O Google possui o sistema AdWords, que oferece resultados relevantes por meio da sua própria página e de outros sites que compõe sua Rede de Display (sites parceiros).

E-mail

Não, o e-mail marketing não está morto! Na verdade, quando trabalhado corretamente, ele é uma ferramenta extremamente eficaz de marketing digital, sendo um canal direto com o consumidor e trazendo diversos benefícios a um empreendimento. Mas, para utilizá-lo corretamente, é preciso ter a autorização da pessoa para o envio das mensagens.

Gostou de conhecer um pouco sobre o marketing digital e sobre como ele pode ser uma ótima forma de fazer sua marca crescer? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Então, deixe seu comentário e entre para a conversa!

Facebook Twitter Google+
Diagnóstico de Marketing Digital

Ebook para Iniciantes

Comentários

Share on Myspace
×